sala de imprensa | notícias

Notícias

Banheiros de uso coletivo deverão ter torneiras com fechamento automático

Todos os banheiros de uso coletivo, tanto em prédios públicos quanto privados, construídos a partir de agora deverão ter a instalação de torneiras com fechamento automático para evitar o desperdício de água. A normativa é estabelecida pela Lei 13.647/2018, publicada em 9 de abril no Diário Oficial da União.

Segundo a lei, não será concedido o habite-se – documento da prefeitura que autoriza o uso da edificação –, aos prédios que não estiverem ajustados à nova regra. A fiscalização será de responsabilidade dos órgãos competentes em cada município. 

A MONTAGE-SIS já implanta as torneiras nesse modelo nos empreendimentos em que realiza as instalações hidráulicas. No hotel Hyatt Place de São José do Rio Preto, por exemplo, todos os banheiros receberam o acessório com fechamento automático.

 De acordo com o engenheiro Flávio Junqueira, responsável pelas obras da MONTAGE, a instalação de uma torneira automática permite economizar entre 25% e 40% de água.

“O volume de água de água liberada por uma torneira com sensor varia de acordo com o modelo e a marca. O retorno com a economia na conta de água é imediato. Escovar os dentes com a torneira aberta por cinco minutos, por exemplo, consome, no mínimo, 12 litros de água. Ao fechar a torneira durante a escovação, 11,5 litros deixam de ser desperdiçados. Com modelos inteligentes, o consumo pode ser ainda menor”, acrescenta Junqueira.

 

 

clientes

Av. Ibirapuera, 2907 - 1º Andar Conj. 112 - Moema
CEP 04029-200 - São Paulo/SP

Av. Dr. Aniloel Nazareth, 5650 - B. Mansur Daud
CEP 15070-565 - São José do Rio Preto/SP

Fone: (11) 5542-5359


Fone: (17) 3353-0833

montage@montage.eng.br